quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Sobre amor próprio, egoísmo e respeito

O amor próprio e o egoísmo. Coisas distintas que podem ser facilmente confundidas pelas mentes menos, digamos assim, esclarecidas.
Eu entendo por amor próprio o sentimento que vem de fora pra dentro, tanto quanto de dentro pra fora. É necessário você primeiro refletir e se perguntar "eu me amo? eu realmente me quero bem?" para depois começar a praticar ou continuar praticando esse exercício no seu dia a dia.
Já o egoísmo é a pessoa sempre pensar nela mesma e se por em primeiro plano para tudo na vida. É você ter duas opções, uma favorecendo você e outra desfavoreçendo, e você optar pelo primeiro caminho.
Agora... se amor próprio é você querer sempre o seu bem e o egoísmo é você sempre pensar em você e nas coisas favorecidas tão somente à você, qual é a diferença das duas? Egoísmo e amor próprio, quando vistos por uma mente egoísta, são sinônimos. Já quando vistos por um amante, são extremos opostos.
A diferença entre os dois resume-se em uma palavra: respeito. Você pode amar e pensar em você, sempre. Porém, se não tiver o respeito de entender e estabelecer o seu limite, sua linha imaginária que vai separar o egoísmo do amor próprio sucumbirá e, infelizmente, o egoísmo há de vencer.

Nenhum comentário: