terça-feira, 23 de março de 2010

O Clube de Criação

Aconteceu algo engraçado nesse mês, e eu tive que deixar aqui a minha opinião sobre isso.
O Clube de Criação de São Paulo apresentou a categoria Estudantes que estará no 35º Anuário, em 2010. Segundo o presidente falou, "é fundamental dar espaço para pessoas que estão entrando no mercado e essa nova categoria é uma porta importante que está se abrindo para estudantes."
Eu assino embaixo sem pensar duas vezes. É muito legal que estudantes de publicidade e propaganda, universitários famintos por criatividade, jovens talentos da propaganda possam ganhar uma oportunidade desde o começo. O mesmo presidente diz que essa categoria chega com o papel de oferecer oportunidade e visibilidade aos mais novos. Eu assino embaixo novamente.
Eu, como um bom universitário e aspirante a grande criativo, fui dar uma olhada para ver se isso tudo poderia dar em samba. E aqui vai o que eu acho:

"Atenção senhores do CCSP, tudo que escrevo abaixo não é uma crítica nem ofensa para com vossas pessoas. Mas uma crítica que envolve não só quem está por trás do nome CCSP, mas todos aqueles que estão inseridos no mercado publicitário.
Vocês criam uma nova categoria para entrar no Anuário em 2010, uma categoria para que estudantes possam mostrar seus talentos, provar suas capacidades e, ainda, para que esses mesmos estudantes vejam que a vida não é fácil e é preciso ralar e batalhar para ser reconhecido.
Até aí, tudo bem, boa iniciativa. Porém, quando vamos analisar o Como Participa, vemos que há uma taxa de inscrição. Tudo bem, nada nessa vida é de graça, ainda mais quando se tem um prêmio. Mas cobrar R$120,00 de um estudante para ele receber um troféuzinho barato e sua peça no anuário? Logo vocês, senhores responsáveis pelo Clube de Criação de São Paulo?
Logo vocês que são grandes figuras de proa de agências renomadas. Agências essas que pagam para esses mesmos estudantes que vocês estão cobrando R$120,00, um salário entre R$400,00 e R$700,00. É mais que 25% do salário que ele ganha, pra poder comer na faculdade, poder almoçar nos bairros chiques que suas agências se encontram. E ainda tem aqueles que pagam aluguel e contas de luz com esse salário.
E isso porque não citei nem as agências que não pagam para estagiários, pois é uma honra e, parafraseando Diabo Veste Prada - "a million people would kill for that job". Isso acabou! Ninguém quer trabalhar na pré-história, ninguém quer viver do passado. Aprende-se tanto com o dinossauro, quanto com uma nova bactéria benigna.
Está na hora do mercado publicitário valorizar de verdade as novas cabeças que estão chegando. E não tentar duvidar da nossa inocência e sede ao pote."

Era só isso.
Valeu.

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