terça-feira, 10 de março de 2009

Apaguem a luz, por favor...

Desde domingo me deparo com algumas especulações sobre um tal "fenômeno" que anda acontecendo na cidade de São Paulo.
De Ronaldo Fenômeno à Ronaldo, o Iluminado. A imprensa faz o trabalho da publicidade, faz a propaganda pessoal de certos ícones da nossa sociedade, os colocando em um patamar acima das expectativas. Não venho aqui desmerecer o jogador.
Ronaldo, que já foi Ronaldo, já foi Ronaldinho, já foi o Melhor do Mundo, já foi a dúvida da derrota por 3 x 0 na Copa de 98. Já foi o caso perdido dado pela mesma imprensa que hoje o chama de Iluminado.
Após dois grandes problemas de ligação nos dois joelhos, Ronaldo voltou, e voltou com um triunfo que jamais será esquecido pela nação mundial, principalmente a corinthiana. Fez o gol da "vitória", no empate contra o maior rival do time, o Palmeiras.
E a imprensa? Bom... ela fez o papel das agências, o marketing pessoal não requerido pelo jogador.
Não acho justo o colocarem como um Iluminado, apenas um fenômeno na história do futebol, pela história que ele passou com as lesões, com o problema dos travestis e o problema com o Flamengo, após assinar o contrato com o Sport Club Corinthians, mas ainda assim: o cara não é Iluminado.
A imprensa devia fazer o seu trabalho, deixe que nós publicitários e marketeiros nos comprometemos ao trabalho de propagar a imagem do "produto", pois é assim que ela, a imprensa, encara o tal fenômeno iluminado. Um produto com o qual eles vendem a matéria, o espaço publicitário encarecido pela notícia do jogador que ressurgiu das cinzas, como uma fênix.
Repito: não desmereço o Ronaldo, ele é um jogador que merece conquistar o espaço que está conquistando, voltando ao Brasil e dando a volta por cima.
Mas, por favor, apaguem essa luz de cima dele...

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