quinta-feira, 9 de julho de 2009

O Passeio

É engraçado o barulho que as ondas fazem quando quebram. Andando na orla da praia, vou observando todas as pegadas que deixei na areia fofa, enquanto sinto meu estômago revirar. Ansiedade. Fazia um tempo que não sentia aquilo, parece até a receita antiga da minha grande avó.
Misture-a com a timidez e jogue uma pitada de superficialidades. Está pronto.
Eu vou em frente, caminhando só. Pego meu celular e converso com uma ou duas pessoas, passo no quiosque e compro uma garrafa. De que? Alívio. Bebo em enormes goles e vou à espera do meu sim, mas a caminhada talvez seja longa.
Hoje eu sei que vou andar e pararei no amanhã, ou talvez depois.
Futilidades e mentiras. Puro escárnio de um amor que talvez nem tenha começado, ou vivenciado. Gotas de chuva caem naquela noite de verão a fim de purificar a alma dos desesperados que vagam pela noite em busca de um sonho. Qual é o meu? E o dele? E aquela criança sozinha e descalça, pedinte noturna. Ela tem sonhos? Ou são meros sonhos o de pensar nela fora dessa vida?
Desisto de chegar ao meu sim ao ver aquela cena. Gostaria de chegar naquela garotinha e acariciar seus cabelos sujos e mal penteados, pedindo desculpas e suplicando um perdão por ela estar em uma vida que talvez nem tenha sido minha culpa por completo, mas sou parcela, ou herdeiro dela.
Sem a coragem de um glorioso homem que vai à conquista do seu sim, paro e deixo a menina de lado. Sento no escadão e acendo um cigarro. Covarde, trago uma e duas vezes e volto meus olhos para o mar e meu pensamento para a lua. Meu sonho é fútil, é mera conseqüência da causa. Que causa? A causa de viver. Qual sonho? O sonho de viver...
O vento fica incansável e a menina se cansa do trabalho involuntário. Atravessa para a outra calçada e descansa. Eu me levanto consciente de que sou um ser pensante demais e sigo em frente. Essa é minha jornada e esses são meus sonhos. Não posso desistir pelo simples fato deles serem apenas uma folha em branco para alguns.
Meus pés sentem a areia gelada novamente e eu sigo em frente. Eu vou atrás de todos os meus sonhos e vou atrás do meu sim. E ele está logo alí... ou não.

Nenhum comentário: