quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Puro....

"You see all the models in magazines and on the walls, you wanna be just like them. 'Cause they're so cool. They're just narcissists..."

Se existe alguém no mundo que não tenha um pouco de Narcísio em si, que se apresente agora mesmo!
Narcísio, dispenso explicações e definições, é sempre uma pequena esfera que existe em todo eu-interior. Narcisismo puro. Auto-afirmação. Alimentar um amor próprio que, em grande escala, vira doença, paranóia.
Claro que nem todos nós somos tão narcisistas ao ponto de deixar transparecer essa idéia para os outros. Existem coisas que fazemos que, para os outros é corriqueiramente normal, mas para nós é apenas um ingrediente para auto-afirmar, ganhar segurança.
Não entendeu? Tudo bem, eu exemplifico.
Após um longo dia de trabalho você reúne alguns amigos para conversar no bar. Todos trabalham, tem o seu dinheiro, a sua vida feita. São adultos e agem como tais. Após algumas cervejas, ou até mesmo antes, o assunto acaba que por chegando em trabalho. Eis que um de seus amigos solta uma frase do tipo "Caralho, eu trabalhei demais hoje. Meu trampo é puta fudido e eu demorei mais de TRÊS horas para finalizar o meu job.".
Narcisismo puro. Capaz de o cara nem ter realmente trabalhado no dia e só quis dizer aquilo para mostrar-se um cara responsável e que é um trabalhador. Os amigos tendem, então, a dizer a mesma coisa, que trabalharam demais e estavam cansados por esse motivo. Todos entram no jogo de Narcísio.
Outro exemplo? Ok, vamos lá.
Um tanto quanto fútil, mas é um exemplo bem elaborado. Meninas bonitas (não generalizando, mas entenda como um percentual delas). São donas de um narcisismo surreal, afinal elas sabem que são bonitas e elas SE ACHAM lindas. Logo, acham que podem ter quem elas quiserem e por esse motivo acabam caindo na armadilha. Algumas são taxadas de galinhas, outras de fáceis e outras ainda de metida.
Puro narcisismo.
Eu também sou narcisista. Ser narcisista é essência de cada um, é ter amor próprio, é fazer a auto-afirmação de que você é quem você mostra ser. Além de mim, você também é. E você aí, também.
Freud também associa o narcisismo com a psicologia/psiquiatria.
Para quem se interessou em saber mais sobre esse garotinho inocente que morreu por amar demais a si próprio, entre aí: http://www.infoescola.com/psicologia/narcisismo/ .
Para o resto, continuem narcisistas, alimente seu ego, mas não o deixe virar uma síndrome.

Um comentário:

Adriana disse...

Tudo em exagero, é doença.
Sábias palavras, Thi (: