domingo, 20 de julho de 2008

Qual o sentido da vida?

"Todos os homens que um dia questionaram-se de onde vieram, porque estão aqui e para onde irão, se perguntando qual o verdadeiro sentido da vida.Existem duas opções aceitáveis no mundo em que vivemos. Uma é aquele em que nos baseamos pela fé, onde vivemos toda essa vida desgraçada, por assim dizer, para alcançar o melhor. Em outras palavras, mais lógicas, precisamos sofrer para ter o merecido, que no caso é a vida eterna ao lado de anjos, ou seja lá o que a sua religião cita em seus livros sagrados.Outra é baseada pela razão, onde "vivemos para morrer", e não há nada mais explicativo do que a frase. Você nasce, cresce, aprende coisas sobre a vida, a sociedade, como se portar, como construir um ser humano perfeito em cima das regras, junta-se com outro ser humano que também dita as regras (ou não), tem filhos (ou não), netos (ou não) e morrem.Sinceramente, isso não questiona diversas e diversas vezes a cabeça de vocês? Eu nunca fui uma pessoa religiosa, nunca me apaguei a crenças, mas sempre acreditei em Deus. Acredito num ser supremo que está cuidando de tudo que a gente acha que é nosso (inclusive nossas vidas). Acredito que temos uma missão, que temos um porque de estarmos aqui. Acredito também que se você não fez o que tinha de ser feito na sua primeira vida, haverá outra para você fazer, afinal Deus gosta de ensinar, e não de castigar como muita gente acha (inclusive eu).Escrevo isso não pelo frio cortante que ainda invade meus pensamentos, mas sim pelas notícias que ando recebendo. Parece uma teoria do caos, a teoria do dominó, onde uma fileira é montada e se apenas um cair, todos cairão. Bizarro? Nem perto disso...Mais uma vítima, pouco conhecida, mas que ouvi falar antes de partir. Mais uma pelo mesmo caso. Mesmo caso que cria centenas de vítimas todos os dias.Esse era novo, 28 anos, teve um filho do qual nunca vai poder participar de suas festinhas de aniversário, nem da sua formatura no prézinho, mal tinha completado 3 anos. Triste? Alguns dizem que ele plantou o que colheu, alguns resolvem culpar o vício, outros apenas sentem pena.Eu sinto pena, mas acho injusto. Era novo, tinha muita coisa para viver. Não que eu estou querendo dizer que um senhor de 60 poderia morrer em seu lugar, jamais. Só não consigo aceitar, pois o certo seria ele ver muitas coisas das quais ele não verá, nessa vida.Era sua missão? Viver até os 28 e morrer de uma doença terrível? Uma doença cruel? Acho que não. Deus não é mal, não é ruim.Então, pergunto novamente: qual o sentido da vida para alguém, que como eu, acredito que você vem a nascer para poder não só curtir, mas construir uma vida?Na minha visão, meramente importante, não a vi como uma vida tão bem vivida. Ele tinha planos, uma mulher, um filho de dois anos, uma carreira a seguir.É, como diria uma filósofo grego "só sei que nada sei".E tampouco sei o sentido da vida e o que realmente teremos de fazer após entrar nela."
(Thiago Klein)

Um comentário:

Adriana disse...

Esse texto você me mandou!
Olha que honra, eu li antes de todo mundo, haha!
Escreve bem demais, Thi, de verdade.
Faz a gente pensar bastante, refletir.
Admiro o caráter filosófico dos seus textos, é realmente muito interessante.
Ótimo post,
Fique em paz, beijos