terça-feira, 2 de setembro de 2008

Ando meio sem idéias, não sei o que está acontecendo... Logo, estava eu, aqui na agência, e perguntei para alguém sobre o que deveria falar. A resposta foi buraco, e depois fome. Gostei de fome.
Pode-se fazer uma variação enorme de fome, metáforas interessantes. A fome é um vazio causado para suprirmos nossas necessidades fisiológicas, ou seja, precisamos comer para sobreviver, o que me leva a crer que ninguém vive sem algumas coisas essenciais e "não-fisiológicas".
Mas como assim Thiago?
Ah... nunca ninguém ouviu a expressão fome de amor? Quando estamos tristes, para baixo, não sentimos um vazio dentro da gente? Um vácuo que parece apertar nossas entranhas, nos deixando completamente perdidos. Isso, meus caros, é a fome. A fome de felicidade.
E quando nos sentimos só? Como se ninguém ligasse para o que você sente, para o que você quer ou pensa. Parece que você vai viver para sempre sozinho, e assim morrerá. Esse vazio é péssimo, pois ele une a fome de felicidade, porque ninguém carente é feliz. Essa fome é a de amor, de carinho, de companhia.
Triste... essas fomes são terríveis, você sente um vazio que não é facilmente reposto, não tem como preencher esse vazio quando quer, é uma coisa mais complexa e confusa...



Há também a fome propriamente dita, sem nenhum fim metafórico. Essa mata com mais rapidez e crueldade. Pensei, pensei e pensei de novo.
Em 2002, a ONU anunciou que mais de 38 milhões. REPITO: TRINTA E OITO MILHÕES de pessoas na África estavam ameaçadas pela fome.
Em 2006, um país de pouco mais de 600 mil habitantes no nordeste africano, conhecido por Jibuti (Djibuti) tinha 20% da população (mais de 150 mil habitantes) sofrendo com a seca e a falta de comida.
Este ano, uma reunião em Londres da PAM (Programa Alimentar Mundial) com a ONU anunciou que a fome pode ameaçar mais de 100 milhões (isso mesmo, CEM MILHÕES) de habitantes, só na África. Disseram também que a fome é um tipo de "tsunami silencioso", remetente à morte de 220 mil pessoas nos países da costa asiática em 2004.
Agora pare, reflita e pense muito. Só na África são 100 milhões, este ano, imagine no resto do mundo? Se em 2002, apenas seis anos atrás, os ameaçados eram 38 milhões e, este ano, são 100 milhões, quase o triplo, imaginem daqui mais 6 anos. É a teoria do caos, a bola de neve que não para nunca de crescer.

E tem gente ainda sofrendo num egocentrismo enorme, vivendo no seu próprio mundo, sofrendo da fome de amor e felicidade.... sem saber que é feliz.

Nota do autor: Ju, obrigado pela idéia, até fiz pesquisa para desenvolver o texto!

Nenhum comentário: